Os “leões” surpreenderam a Europa do futebol ao eliminar o líder da Premier League e estão nos quartos-de-final da Liga Europa com mais de 38 milhões de euros no “bolso”. Em dia de sorteio, conheça os possíveis adversários e quanto valem as oito equipas que estão nesta fase.
O Sporting CP surpreendeu a Europa do futebol com a eliminação do Arsenal FC, líder da Premier League, e garantiu um lugar no sorteio que tem lugar esta sexta-feira. Frente aos londrinos, os “leões” superaram um “abismo” de 580 milhões de euros em termos da avaliação dos plantéis e para os quartos-de-final, a distância financeira para grande parte dos adversários é muito menor.
Os comandados por Rúben Amorim chegam aos “quartos” da Liga Europa como uma das equipas menos valiosas mas bem posicionada em termos de avaliação face a outros adversários. O site “Transfermarkt” avalia o plantel do Sporting CP em 233 milhões de euros.
A equipa mais valiosa deste grupo de oito é o Manchester United. Os ingleses, quartos classificados na Premier League, conseguem uma avaliação do site “Transfermarkt” de 795,7 milhões de euros. Logo a seguir vem a Juventus, com os transalpinos avaliados na mesma plataforma em 443 milhões de euros. De Leverkusen chega o Bayern com um plantel avaliado em 416,3 milhões de euros, logo seguida da AS Roma treinada por José Mourinho, com o plantel a ter um valor de mercado de 338,7 milhões de euros.
Sporting CP e Sevilha FC (andaluzes, que já ganharam quatro edições da Liga Europa, estão avaliados 240 milhões de euros) surgem à frente em termos de avaliação dos holandeses do Feyenoord (149,3 milhões de euros) e dos belgas do Union Saint-Gilloise (43 milhões de euros).
Mais de 38 milhões ganhos na UEFA
Quanto à soma ganha na UEFA, o Sporting CP saiu da Liga dos Campeões com 34,6 milhões garantidos mas a campanha na Liga Europa e passagem de duas eliminatórias já acrescentou mais uns milhões às contas que a SAD irá cobrar à UEFA no final da temporada. Para já, estão garantidos 38,17 milhões de euros. Caso os “verde e brancos” passem às meias-finais da competição, acrescentam mais 2,8 milhões de euros a este bolo.
Caso os “leões” consigam conquistar a Liga Europa (a final disputa-se a 31 de maio em Budapeste, capital da Hungria), o Sporting CP consegue a tão ambicionada vaga direta para a Liga dos Campeões e arrecada mais 14,4 milhões de euros.