
Sundowns derrota Wydad e vence a primeira Liga Africana de Futebol
Peter Shalulile e Aubrey Modiba marcaram na vitória do Mamelodi Sundowns da África do Sul sobre o Wydad Casablanca do Marrocos por 2 a 0 em Pretória no domingo para vencer a primeira Liga Africana de Futebol.
O Sundowns venceu a final de duas mãos por 3-2 no total, conquistando o seu primeiro troféu africano desde que conquistou a Supertaça da CAF, há seis anos.
Foi a primeira vitória contra o Wydad em eliminatórias, tendo perdido duas vezes para eles nas semifinais e uma vez nas quartas de final da Liga dos Campeões da CAF em 2017.
Esta foi também a primeira vez que mais de um gol separou os clubes, com oito dos 13 encontros anteriores vencidos por uma margem de um gol e os outros cinco empatados.
O sucesso valeu quatro milhões de dólares para o Sundowns – o equivalente a vencer a liga sul-africana cinco vezes.
“Tenho muita sorte de estar no comando deste magnífico grupo de jogadores”, disse o técnico do Sundowns, Rulani Mokwena.
“Meus agradecimentos à nação amarela (torcedores do Sundowns) pelo apoio maravilhoso do primeiro ao último minuto.
“É difícil falar agora. Este é um momento muito emocionante para mim. Houve muita tristeza depois de alguns jogos anteriores contra o Wydad. Agora há alegria.”
Chamado de volta depois de ter falhado os últimos cinco jogos do Sundowns na competição, o capitão da Namíbia, Shalulile, abriu o marcador aos três minutos dos descontos da primeira parte.
REAGIDO MAIS RÁPIDO
O goleiro do Wydad, Youssef el Motie, defendeu um chute de Teboho Mokoena da entrada da área e Shalulile reagiu mais rápido para acertar a bola no alto da rede.
O gol finalmente deu à capacidade de 50 mil torcedores, que incluíam os presidentes da FIFA e da CAF, Gianni Infantino e Patrice Motsepe, algo para comemorar.
Numerosas paralisações por lesões, desafios físicos excessivos e perda de tempo por parte da equipe de Casablanca combinaram-se para proporcionar uma abertura muito abaixo do esperado.
Um passe errante de Wydad em seu próprio meio-campo levou o Sundowns a marcar novamente aos oito minutos do segundo tempo.
A bola foi interceptada por Modiba, que escapou aos desafios de dois marroquinos antes de passar por cima de El Motie e entrar na rede.
Precisando marcar pelo menos uma vez para forçar a prorrogação, Wydad tornou-se mais aventureiro e o capitão Ayoub el Amloud cabeceou com força após escanteio defendido pelo goleiro Ronwen Williams.
O zagueiro El Amloud, substituindo o meio-campista suspenso Yahya Jabrane como capitão, provou ser a maior ameaça ao Sundowns com outro cabeceamento não muito longe do alvo.
Nas rodadas anteriores da competição de oito clubes, o Sundowns derrotou o Petro Luanda, de Angola, e o Al Ahly, do Egito, 11 vezes vencedor da Liga dos Campeões da CAF.
A CAF, que lutou para garantir o patrocínio da Liga, espera expandi-la para 24 clubes na temporada 2024-2025.