O atacante do Real Madrid, Vinicius Junior, marcou dois gols, incluindo um pênalti de empate aos 83 minutos, para empatar em 2 x 2 com o Bayern de Munique na primeira mão da semifinal da Liga dos Campeões, na terça-feira.
Vinicius deu a vantagem ao Real aos 24 minutos, mas o Bayern marcou duas vezes em quatro minutos do segundo tempo para assumir o controle da partida, Leroy Sane abriu o placar e Harry Kane converteu um pênalti.
O judô Kim Min-jae abordou Rodrygo na área faltando oito minutos para o fim e Vinicius se adiantou, abafando um coro de vaias e assobios para acertar o alvo.
“Nesta competição é importante não perder e estamos aqui porque ainda não perdemos”, disse Vinicius.
“Estou muito feliz por ter conseguido marcar dois golos e agora precisamos de ter uma noite mágica em casa”, acrescentou.
O empate coloca o Real Madrid na liderança antes do jogo de volta da próxima semana, no Santiago Bernabéu.
O Bayern, que dominou grande parte do jogo, ainda terá esperanças de chegar à final de Wembley, em Junho.
“Tivemos muitas oportunidades, mas estivemos muito sujos algumas vezes. Eles tiveram três oportunidades e marcaram dois golos”, disse o médio do Bayern, Konrad Laimer.
Antes da partida, os torcedores do Bayern exibiram uma faixa gigante representando Franz Beckenbauer, que se estendia da grama até as vigas.
Foi uma homenagem adequada numa noite que teve o jogo mais disputado da história da Taça dos Campeões Europeus.
Famosos pela sua compostura nos maiores palcos desta competição, os 14 vezes vencedores da prova tiveram dificuldades desde o início, com o Bayern a dominar a posse de bola e a posição em campo, enquanto era incentivado pelos ferozes adeptos da casa.
Sane teve uma chance depois de apenas 40 segundos e outros minutos depois, enquanto Kane chutou do meio, por cima da trave, enquanto os visitantes de pernas compridas lutavam para lidar com a situação.
O sucesso contínuo do Real Madrid nesta competição, incluindo a vitória nos quartos-de-final sobre o Manchester City, foi construído com base na absorção da pressão antes do ataque.
Os visitantes repetiram o feito no primeiro jogo, quebrando o domínio do Bayern de uma forma implacavelmente simples e mostrando aos anfitriões como pode ser fácil marcar golos.
Toni Kroos recebeu a bola em escanteio e fez um passe que dividiu a defesa pelo chão, que encontrou Vinicius galopando em hectares de espaço no arco de pênalti.
Sem um jogador do Bayern ao alcance, Vinicius inaugurou calmamente o indefeso Manuel Neuer, mudando completamente o rumo do jogo.
O Bayern, que tem seis Taças dos Campeões Europeus, não ficou impressionado e continuou a pressionar, mas não conseguiu avançar; sua melhor chance no restante do tempo veio através de uma cobrança de falta, com Kane encontrando uma grande lacuna na parede, mas chutando ao lado.
Com o Real aparentemente sob controle, o Bayern controlou a partida no início do segundo tempo, marcando dois gols em quatro minutos.
Eric Dier encontrou Sane no flanco direito. O extremo alemão, que desperdiçou várias oportunidades na primeira parte, driblou para a área antes de disparar um foguete imparável ao poste mais próximo, o seu primeiro golo pelo Bayern em qualquer competição desde Outubro.
O próximo ataque dos anfitriões veio pela esquerda, com o sempre perigoso Jamal Musiala derrubado por Lucas Vázquez na área. O árbitro Clement Turpin apontou direto para o pênalti e Kane também não hesitou, mandando Andriy Lunin para o lado errado para assumir a liderança.
Com o Bayern no controle, o Real foi ao contra-ataque e foi a vez de Kim marcar um pênalti desajeitado, com Vinicius fazendo o empate com confiança.