O astro adolescente Lamine Yamal marcou duas vezes na vitória do Barcelona, líder da LaLiga, sobre o Girona por 4 a 1 no domingo.
O time de Hansi Flick venceu todas as cinco partidas de abertura e vingou duas derrotas humilhantes no clássico catalão para o Girona na temporada passada com uma vitória enfática em Montilivi.
Os dois gols de Yamal no primeiro tempo deram o pontapé inicial no Barcelona, com Dani Olmo e Pedri Gonzalez marcando mais um após o intervalo.
Cristhian Stuani descontou para os anfitriões, a surpresa da temporada passada que terminou em terceiro em apenas sua quarta temporada na primeira divisão.
O Girona perdeu vários jogadores importantes no verão e o técnico Michel Sanchez foi forçado a reconstruir.
O Barcelona ganhou um novo impulso sob o comando do ex-técnico do Bayern de Munique e da seleção alemã, Flick, e teve a melhor atuação de seu comando até o momento.
“Acho que vocês podem ver a confiança que temos e, quando temos a bola, temos qualidade para jogar e criar chances”, disse Flick aos repórteres.
“Acho que hoje tivemos muitas chances de marcar mais um ou dois gols, mas no final estou muito feliz com o desempenho do time.”
Yamal e o atacante Robert Lewandowski chegaram perto de marcar nas primeiras trocas de passes antes que o astro adolescente, que levou a Espanha à vitória na Euro 2024 no verão, quebrasse o impasse.
O ponta roubou a bola de David Lopez quando ele tentou tirar a bola da defesa, antes de finalizar com desenvoltura, vencendo Paulo Gazzaniga aos 30 minutos.
“Começamos muito concentrados, muito focados, pressionamos eles – sabemos que quando damos a eles o espaço que precisam para combinações, temos problemas”, disse Flick.
“Vocês viram o primeiro gol, foi incrivelmente boa (pressão) do Lamine.”
Yamal marcou seu segundo gol antes do intervalo com uma bela finalização da entrada da área após uma cobrança de falta ser afastada em seu caminho.
Bryan Gil chutou direto em Marc-Andre ter Stegen de perto do outro lado, antes de o Girona ganhar um pênalti quando Inigo Martinez tocou a bola com a mão.
No entanto, após uma análise do VAR, o árbitro anulou sua decisão, visto que a bola havia sido rebatida para o braço de Martínez, no companheiro de equipe Alejandro Balde.
Olmo ampliou a vantagem do Barcelona no início do segundo tempo com uma finalização sublime de ângulo fechado, deixando o recém-chegado do RB Leipzig com três gols em três partidas da LaLiga.
Gazzaniga bloqueou a entrada de Lewandowski enquanto ele corria em direção ao gol e tentava finalizar com um toque, enquanto o Barcelona mantinha o controle.
O quarto gol veio com Pedri, quando o meio-campista Marc Casado habilmente o lançou e o canário aproveitou para desviar de Gazzaniga e finalizar.
“Tínhamos que começar (a temporada) bem, em outros anos não começamos como gostaríamos, principalmente o treinador nos disse isso”, disse Pedri à Movistar.
“(Ele nos disse) que desde o primeiro jogo devemos pressionar, que o campeonato é ganho principalmente nesses primeiros jogos, se continuarmos construindo a distância, vamos continuar da mesma forma.”
‘VIRE A PÁGINA’
O ex-atacante do Espanyol, Stuani, finalizou de curta distância faltando 10 minutos para o fim do jogo, dando o gol de consolação ao Girona, antes de o substituto do Barcelona, Ferran Torres, ser expulso por uma entrada alta em Yaser Asprilla.
Elas foram as únicas manchas no histórico impecável do Barcelona, que manteve seu histórico de 100% no início da temporada.
No sábado, o campeão Real Madrid venceu a Real Sociedad por 2 a 0 e assumiu a segunda posição, quatro pontos atrás do time de Flick.
O Girona está em sétimo após a derrota, e sua próxima partida será a estreia na Liga dos Campeões, fora de casa, contra o Paris Saint-Germain.
“É uma pena, foi uma derrota dura hoje, pela forma como estávamos nos preparando para o jogo e pela emoção de enfrentar o Barça novamente em casa”, disse Stuani à Movistar.
“Temos que tentar esquecer isso o mais rápido possível. Esta semana temos um jogo muito especial. Temos que encarar isso com a maior emoção possível, porque para nós é uma partida histórica.
“Temos que virar a página hoje e tentar competir da melhor maneira (que pudermos).”
Mais tarde no domingo, o Atlético de Madrid recebe o Valencia e o Athletic Bilbao visita o Las Palmas.