Joshua Zirkzee se tornou um herói do Manchester United em sua estreia com um gol no final da vitória sobre o Fulham por 1 a 0 na partida de abertura da temporada da Premier League na sexta-feira.
Zirkzee, sem condições físicas para jogar após sua transferência de £ 36,5 milhões (US$ 47 milhões) do Bologna no mês passado, entrou em campo apenas na última meia hora.
O holandês salvou os Red Devils de uma noite frustrante em Old Trafford ao finalizar o cruzamento de Alejandro Garnacho aos 87 minutos.
“Vencer aqui no meu primeiro jogo em casa e marcar um gol não poderia ser melhor”, disse Zirkzee.
“Disseram-me que (marcar gols no Stretford End) é uma das melhores sensações no Manchester United. Sou muito grato e abençoado por poder sentir isso no meu primeiro jogo. É uma sensação incrível.”
O técnico do United, Erik ten Hag, sobreviveu ao final da temporada passada, apesar de terminar em oitavo na Premier League, graças à conquista da FA Cup.
Ainda não se sabe se aquela vitória surpreendente sobre o rival e campeão inglês Manchester City em maio pode servir de trampolim, depois de uma performance que lembrou assustadoramente muitas da temporada passada.
Ten Hag disse na véspera do jogo que seu time “não estava pronto” para a nova temporada, com jogadores importantes ausentes por lesões ou falta de preparo físico, e isso ficou evidente.
Bruno Fernandes começou como centroavante na ausência de Rasmus Hojlund, enquanto Zirkzee ficou no banco após retornar à pré-temporada no final da Euro 2024.
Noussair Mazraoui foi escalado diretamente para a escalação inicial como lateral-esquerdo após chegar do Bayern de Munique nesta semana.
Mas não havia lugar no elenco para Jadon Sancho, embora o ponta e Ten Hag parecessem ter resolvido suas diferenças.
O Fulham venceu em Old Trafford na temporada passada pela primeira vez em 20 anos em fevereiro, durante uma campanha acirrada do United.
Pouca coisa pareceu ter mudado nos primeiros 20 minutos, já que os visitantes começaram confiantes e Andre Onana fez bem em evitar que o chute de Kenny Tete acertasse o canto superior.
Mas o Fulham foi quase o mestre de sua própria queda.
Casemiro aproveitou o passe errado de Bernd Leno e deu assistência para Fernandes, que só conseguiu chutar direto no goleiro alemão do Fulham.
As dificuldades de Casemiro tiveram um papel importante nos problemas do United na temporada passada, mas o brasileiro começou a nova temporada mais parecido com seu antigo eu.
Um passe incisivo do ex-meio-campista do Real Madrid criou outra chance brilhante para Fernandes, que novamente não conseguiu vencer Leno de curta distância.
A falta de um atacante predador no United continuou a assombrá-los após o intervalo, com Leno se destacando brilhantemente para, desta vez, negar a Mason Mount um gol raro desde que ele deixou o Chelsea há pouco mais de um ano.
Ten Hag recorreu a Garnacho e Zirkzee do banco em busca do gol da vitória.
Ao fazer isso, o United se deixou levar e o Fulham poderia ter garantido mais três pontos famosos no Teatro dos Sonhos.
O passe ruim de Andreas Pereira custou a Alex Iwobi a chance de correr em direção ao gol.
Momentos depois, Lisandro Martinez fez um belo defesa após cruzamento rasteiro perigoso de Pereira.
Em vez disso, foi o time da casa que conquistou os três pontos.
O passe de Garnacho pela direita não foi dos melhores, mas Zirkzee conseguiu a bola chegar com o pé e desviar para além de Leno, no canto mais distante.
O United deveria ter marcado o segundo nos acréscimos quando Garnacho, de alguma forma, saiu pela linha de fundo e conseguiu finalizar o gol após passe altruísta de Marcus Rashford.
Mas o United segurou a vitória e deu a Ten Hag o início vitorioso que ele tanto precisava.