O campeão espanhol Barcelona reduziu a diferença para o Real Madrid na liderança da LaLiga para cinco pontos com uma vitória por 1 a 0 sobre o Las Palmas, de 10 jogadores, no sábado.
Raphinha cabeceou para casa no segundo tempo para garantir a vitória do Barcelona, depois que os visitantes tiveram o goleiro Álvaro Valles expulso aos 24 minutos por falta violenta.
O Barcelona se preparou para o confronto das quartas de final da Liga dos Campeões contra o Paris Saint-Germain, seu próximo jogo dentro de 11 dias, com uma vitória direta, embora por um placar apertado.
A equipa de Xavi Hernandez está invicta há 11 jogos desde que o treinador disse que iria sair no final da temporada e a sua recente forma deu-lhes alguma esperança de manter o título.
O Real Madrid enfrenta o Athletic Bilbao no domingo, no Santiago Bernabéu, com o objetivo de restaurar a vantagem de oito pontos sobre os catalães, segundo colocado.
“São três pontos importantes, sabemos que serão importantes no final da temporada”, disse Raphinha à Movistar.
“Continuaremos lutando até o fim e não desistiremos até o final do campeonato.”
O Barcelona dominou a fase inicial frente ao Las Palmas, com Robert Lewandowski e Raphinha a terem golos anulados por impedimento.
O atacante polonês Lewandowski acertou a trave em outra ocasião, enquanto o time de Xavi caminhava, embora o ex-atacante do Barça Sandro Ramirez tenha ameaçado na outra ponta antes de chutar fraco.
O goleiro do Las Palmas, Valles, foi expulso aos 24 minutos por sair correndo do gol e bater no movimentado Raphinha.
Lewandowski acertou novamente na trave após cruzamento de João Cancelo e Raphinha chutou ao lado quando poderia ter marcado, enquanto o Barcelona continuava pressionando para abrir o placar.
AVANÇO
Com 10 homens, o Las Palmas se posicionou de forma mais defensiva e tentou frustrar os catalães, embora novamente tenha chegado perto quando o zagueiro Saul Coco acertou uma cobrança de falta violenta na rede lateral.
O extremo Marvin Park, emprestado ao Las Palmas pelo Real Madrid, forçou uma defesa rasteira de Marc-Andre ter Stegen um minuto antes do Barcelona assumir a liderança.
João Félix, como reserva, fez um passe glorioso para a área para Raphinha marcar de cabeça o seu quinto gol na LaLiga na temporada.
O extremo brasileiro desenhou um ecrã de televisão VAR numa celebração sarcástica, em referência ao seu remate anulado anteriormente.
Félix deveria ter aumentado a vantagem do Barcelona quando Jules Kounde rolou a bola para ele, mas o avançado português acertou na trave quando parecia mais fácil marcar.
Ferran Torres voltou de uma lesão no tendão da coxa na fase final, substituindo a estrela adolescente Lamine Yamal, que teve uma noite tranquila em relação ao seu heroísmo pela Espanha contra o Brasil na terça-feira.
Lewandowski, que recebeu um cartão amarelo por ter saído lentamente ao ser substituído por Vitor Roque, vai perder o próximo jogo do Barcelona no campeonato, contra o Cádiz – e retornará para a importante batalha do Clássico contra o Real Madrid, em 21 de abril.
O meio-campista do Las Palmas, Kirian Rodriguez, disse que seu time, 12º colocado, continuará jogando da mesma forma – buscando a bola e com uma linha defensiva alta, mesmo que isso tenha causado problemas contra o Barcelona.
“Temos que continuar acreditando na nossa forma de jogar”, disse Kirian à Movistar.
“Temos que estar orgulhosos da temporada que estamos realizando e seguir em frente.”
No início do sábado, o Sevilla venceu o Getafe por 1 a 0 graças a um gol madrugador de Sergio Ramos, enquanto o Valência empatou em 0 a 0 com o Real Mallorca e o Osasuna derrotou o Almeria por 3 a 0.