O Arsenal resgatou um empate de 2 a 2 contra o Bayern de Munique, quando o empate tardio de Leandro Trossard impediu Harry Kane de retornar triunfante ao norte de Londres na primeira mão das quartas de final da Liga dos Campeões, na terça-feira.
Trossard saiu do banco para empatar nos momentos finais no Emirates Stadium, depois que o ex-atacante do Tottenham Kane colocou o Bayern à frente por 2 a 1 com um pênalti no primeiro tempo.
Os torcedores presentes na multidão de 60 mil pessoas com ingressos esgotados ficaram aliviados por poder se concentrar em um confronto pulsante depois que a segurança foi reforçada nos jogos da Liga dos Campeões esta semana.
Um meio de comunicação de apoio ao grupo Estado Islâmico publicou ameaças contra os estádios que sediariam as quartas de final esta semana.
A UEFA, entidade que tutela o futebol europeu, confirmou estar ciente das ameaças, mas os jogos no Emirates Stadium e em Madrid – onde o Real empatou com o Manchester City – decorreram conforme planeado.
O Arsenal assumiu a liderança por meio de Bukayo Saka, antes que o ex-ala dos Gunners, Serge Gnabry, colocasse o Bayern de volta em igualdade.
Kane marcou 14 gols no derby do norte de Londres contra o Arsenal durante seu tempo no Tottenham, tornando-o um alvo inevitável de provocações para os torcedores dos Gunners.
Quando Kane marcou seu sexto gol na carreira nos Emirados – e o 39º em todas as competições em sua primeira temporada no Bayern – parecia que o capitão da Inglaterra iria rir por último.
Mas a intervenção dramática de Trossard deixa a eliminatória delicadamente equilibrada antes da segunda mão, em Munique, a 17 de Abril.
O Arsenal, líder da Premier League, tem estado em excelente forma nesta temporada, enquanto o Bayern está prestes a perder o título alemão pela primeira vez em 12 anos, após uma campanha nacional brutal.
Mas, jogando nas quartas de final da Liga dos Campeões pela primeira vez desde 2010, o Arsenal pareceu incomumente hesitante em alguns momentos e ficará aliviado por ter emergido com as esperanças de uma primeira Copa da Europa ainda intactas.
NO FIO DA FACA
Em consonância com a sua má forma, o Bayern começou nervoso e Alphonso Davies recebeu rapidamente um cartão amarelo por uma entrada sobre Saka que provocou a suspensão do defesa canadiano na segunda mão.
Os homens de Mikel Arteta assumiram a liderança aos 12 minutos, mostrando a intensidade e equilíbrio que levaram o técnico do Bayern, Thomas Tuchel, a rotulá-los de “o melhor time da Premier League”.
Saka iniciou a pressão alta do Arsenal, ganhando a bola bem no meio-campo do Bayern, antes que o passe de retorno de Ben White atingisse o extremo inglês na área.
O remate de Saka foi infalível, ao passar rasteiro por Manuel Neuer no canto mais distante, marcando o seu 18º golo em todas as competições esta temporada.
Mas a equipa de Tuchel expôs um raro momento de ingenuidade do Arsenal ao empatar seis minutos depois.
Gabriel Magalhães, do Arsenal, perdeu a posse de bola descuidadamente e o Bayern aproveitou passes perfeitos de Leroy Sane e Leon Goretzka escolheu Gnabry, que habilmente desviou seu chute para David Raya de 12 metros.
Foi a primeira vez que o Arsenal sofreu em casa na Liga dos Campeões nesta temporada, e Raya teve que tirar a bola da rede novamente aos 32 minutos.
A explosão deslumbrante de Leroy Sane no coração da defensiva do Arsenal só foi interrompida quando o desafio bruto de William Saliba sofreu um pênalti.
Com vaias ressoando pelos Emirados, Kane manteve a compostura para mandar Raya para o lado errado na cobrança de pênalti antes de lançar um amplo sorriso para o goleiro do Arsenal em seu caminho de volta ao círculo central.
Numa inspirada mudança tática, Arteta enviou Trossard e Gabriel Jesus no segundo tempo, tirando o Arsenal da letargia a tempo de empatar aos 76 minutos.
Jesus foi o catalisador com uma soberba investida na área do Bayern que terminou com um passe certeiro para Trossard, que alegremente finalizou Neuer.
O Arsenal ficou furioso por não ter recebido um pênalti nos segundos finais, quando Neuer pegou Saka em um desfecho adequado para um empate no fio da navalha.